TRANSLATE

SE QUISER RECEBER AS POSTAGENS DESTE BLOG, CLIQUE ABAIXO...

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

2ª LISTA - 16 FILMES COM PRINCÍPIOS CRISTÃOS IMPERDÍVEIS

Tal como a primeira lista dos 15 filmes com princípios cristãos, reservei esta postagem para recomendar alguns filmes que, em minha opinião, tem mensagens fantásticas e vale muito a pena investir o tempo assistindo. Alguns, apesar de não serem considerados oficialmente evangélicos, tem uma mensagem que reaviva nossa fé e nos transmite verdadeiras lições de vida e de humanidade. Elaborei as resenhas e o ensinamento que retive ao ver o filme.

  1. CORAJOSOS - A HONRA COMEÇA EM CASA:
    RESENHA:  Quando assisti "corajosos", não tive a mínima dúvida que ele deveria ocupar o topo desta lista! É extremamente envolvente, impactante, roteiro muito bem escrito, a mensagem é extremamente sábia...Ainda não havia visto um filme evangélico tão bem dirigido! O filme conta a vida de corajosos policiais que arriscam suas vidas nas ruas para proteger e servir as pessoas, mas em casa não estão preparados para os desafios da família e acabam sendo negligentes na maior missão de suas vidas: ser bons pais, honrar, amar e servir suas famílias. Uma tragédia os faz despertar e buscar na palavra de Deus como deve agir um verdadeiro homem de Deus! ENSINAMENTO: Muitos! Pessoal, o filme é fantástico! Simplesmente imperdível!!! Eu enquanto assistia, repetia diversas vezes: Que filme!!! Ficamos todos impactados em minha casa e desafiados a praticar os ensinamentos aprendidos!   *******************************************
  2. FILME: O PEREGRINO
    RESENHA: Este é um filme gospel um pouco antigo, mas é maravilhoso! Amei a linguagem metafórica, os símbolos que nos remetem aos conflitos que vivemos no nosso cotidiano. No filme, o personagem Cristão (o peregrino) segue sua jornada por um caminho estreito, indicado por um homem chamado Evangelista, atormentado pelo desejo de se ver livre do fardo pesado que carrega nas costas, passa por diversos obstáculos, em direção à Cidade Celestial. Todas as personagens e lugares que o peregrino se depara levam nomes de estereótipos, tais como: Hipocrisia, Boa-Vontade, Sr. Intérprete, gigante Desespero, A Cidade da Destruição, O Castelo das Dúvidas, etc. O filme representa as dificuldades que todos nós enfrentamos em nossa caminhada cristã, tentando superar os obstáculos, nos manter firmes na fé e não cair nas ciladas do diabo até que cheguemos as mansões celestiais.  É um filme inspirado no grande best-seller escrito pelo pastor batista John Bunyan e publicado na Inglaterra em 1678, tendo sido  o livro mais publicado depois da Bíblia
    ENSINAMENTO: Retive muitos e escreveria um enorme artigo sobre tudo o que podemos aprender com este filme. Simplesmente fantástico e imperdível!!! Nos vemos no peregrino a todo momento e percebemos o quanto precisamos vigiar para nos manter firmes.  ************
  3. "FILME "INABALÁVEL": RESENHA:
    baseado em uma história real, o filme conta-nos a dramática experiência vivida por Amy Newhouse (Anne Underwood), uma menina  extremamente popular no Colégio Pampa High School, jovem, esportista, tinha uma família e um namorado que a amavam, uma vida praticamente perfeita que é ameaçada por um terrível desafio - um câncer. Amy mostra-se forte e com uma fé inabalável em Deus, de tal modo que a comunidade se mobiliza para tentar ajuda-la, formam um proposito de oração em prol do seu restabelecimento, todo Texas ora pelo seu restabelecimento. Aparentemente, as circunstancias parecem revelar que Deus não tem o proposito de curá-la e isso desanima a todos, menos Amy que continua a procurar o proposito de Deus para aquela circunstancia e permanece com fé. Amy deixa um grande exemplo de fé e muitas lições de vida que fazem até mesmo os mais descrentes verem que os pensamentos de Deus são muito maiores do que os nossos e, por isso, devemos orar e descansar em Deus, pois Ele tem sempre o melhor para nós. ENSINAMENTO: Sabermos respeitar a vontade de Deus e nao deixar de ama-lo quando nao nos dá o que queremos, na hora em que pedimos. Precisamos confiar em Cristo e ter fé, independente das circunstâncias e perseverar em  oração.                                                                                     
  4. FILME: "TRES HISTÓRIAS E UM DESTINO"
    RESENHA: Este considero um filme belo e emocionante. Conta o drama de um jovem pobre que nasceu na favela, com sua mãe doente e impossibilitada de trabalhar, acabou se envolvendo no crime e nas drogas; um pastor que deixou-se dominar pela ambição e o orgulho, afastando-se do real proposito da igreja que era levar pessoas a Cristo, passou a ter como foco apenas transformar sua pequena igreja em um mega templo, os cultos viraram um verdadeiro show gospel; Vemos também um casal que devido a rotina acabou se afastando de Deus, pela displicência com a pratica cristã, não vigiaram e acabaram com seu casamento destruído. Estas três histórias acabam se cruzando em uma nova etapa de milagres e transformações de caráter, que somente Deus poderia realizar. O filme é  inspirado em um best-seller escrito por R. R. Soares, lançado em 2004 pela Graça Editorial. Rodado na Carolina do Norte (EUA) pela Graça Filmes e Uptone Pictures, a obra foi adaptada por Robert C. Treveiler, diretor do longa. ENSINAMENTO: O filme mostra histórias que vemos no cotidiano, retrata o drama de famílias destruídas que não tinham mais nenhuma esperança, mas que tem suas histórias reescritas pelo autor da vida. Achei lindo e inspirador!
     
  5. FILME A ESCALADA:
    RESENHA: Este é um filme que me surpreendeu! Dei boas risadas, mas também me emocionei com a atitude de amor extrema de Michael, deu uma reviravolta surpreendente no filme. O filme conta com uma envolvente aventura dotada de cenas bem humoradas e um toque de drama na medida certa. Vemos a estória de dois alpinistas Michael e Derrick que precisam formar uma dupla se quiserem o patrocínio para escalar o pico dos seus sonhos. O grande problema é que eles tem personalidades extremamente opostas. Michael é cristão, extremamente prudente, não gosta de correr muitos riscos, gosta de trabalhar em equipe, é calmo, e não gosta de holofotes em cima dele.  Derrick é ateu, super extravagante, prefere trabalhar sozinho, gosta de levar a vida ao limite, adora correr riscos desnecessários, e precisa fazer marketing de si o tempo todo para se sentir importante e preencher o vazio que sente dentro de si. ENSINAMENTO:  Vemos uma forma inteligente de evangelismo, ao invés de ficar tentando pregar para o ateu o tempo todo, primeiramente, o cristão ganha a confiança do ateu e depois vai compartilhando o que pensa a cerca do amor de Deus, sem tentar converter o outro, afinal não temos este poder. Também vemos uma mensagem para as pessoas que acham que namoram com pessoas descrentes achando que conseguirão manter-se firmes na fé e ainda trarão o outro para Cristo, contudo a bíblia nos fala para não se submeter a jugo desigual.
                                                                                                                              
  6. SÉRIE DE FILMES "DEIXADOS PARA TRÁS":
    RESENHA: É uma série de filmes, com grande sucesso de vendas, que procura retratar os últimos dias na terra depois do arrebatamento da igreja de Cristo, baseado nos eventos descritos no Apocalipse. Os cristãos que estavam vigilantes na fé são arrebatados (desaparecerão no ar, indo direto para o céu), assim como as crianças, após isso, uma onde de terror é instaurada, uma vez que as pessoas não entendem o porquê de alguns desaparecerem e outros ficarem. O drama vai desenrolando-se mostrando todos os sete anos do que a bíblia descreve como a grande tribulação, onde as pessoas que ficarão terão a última oportunidade de se converter a Cristo e pagarem com suas vidas ou serem condenadas ao inferno ao aceitarem o sinal da besta. Os filmes são inspirados na série de livros Deixados Para Trás (Left Behind) de Tim LaHaye e Jerry B. Jenkins,  tendo sido vendidos mais de 70 milhões de exemplares e foi publicada em mais de 34 idiomas.                                                                                                                                                            ENSINAMENTO: É um filme que mostra claramente o mundo depois do arrebatamento, isso me mostrou que é muito mais fácil ser cristão vigilante antes do arrebatamento do que se arriscar a viver os dias, que a bíblia se refere como os mais terríveis a nível de sofrimento.
  7. FILME O FAZENDEIRO DE DEUS: RESENHA: Baseado em fatos reais, este filme conta a história de um fazendeiro que mudou-se para a África do Sul com a família e sofreu perdas que ele julgava serem irreparáveis. No desenrolar do filme vemos que ele descobre seu proposito no mundo e desenvolve uma fé inabalavel e com raízes profundas, tal como as batatas que ele cutivava. Sua fazenda acabou tornando-se um ministério onde emprega trabalhadores, evangelizando-os, além disso, realizou diversas atividades sociais que marcaram muitas vidas. ENSINAMENTO: Filme inspirador, me mostrou o quanto podemos fazer para glória do Senhor a medida que descobrimos nosso chamado e aceitamos fazer a vontade de Deus, todas as coisas vao cooperando para o nosso bem e, por mais que os relatorios sejam negativos, no final tudo dá certo, basta termos fé e trabalhar duro!    
     

  8. FILME "O SOM DO CORAÇÃO:
    RESENHA: Este não é um filme gospel, mas seu conteúdo é inspirador, lindo, aquece nossa fé! Conta-nos o drama de Evan Taylor, um menino que estava sendo levado de um orfanato, sem saber quem são os seus pais. Evan acredita poder ouvir música em tudo, desde o vento nos campos de trigo ao fervilhante das linhas eléctricas, ele acredita que isso é uma espécie de mensagem dos seus pais, a quem ele alimenta grande esperança de encontrar. Os pais de Evan são uma famosa violoncelista chamada Lyla Novacek, e um espanhol guitarrista e cantor de uma banda rock chamado Louis Connelly. Eles se conheceram e se apaixonaram numa noite, mas através de uma série de eventos foram separados. Perto do fim da sua gravidez, Lyla foi atropelada por um carro e foi informada pelo seu pai que o seu filho não sobreviveu. Lyla e Louis ambos tinham dificuldades para concentrar-se na reprodução de música e sentiam a falta um do outro. Nos encantamos no filme com a determinação de Evan por encontrar seus pais. Percebemos que ele era um menino prodígio, um fenômeno da música, e que a fé inabalável dele e a capacidade de ouvir o som do seu coração serão cruciais para o desenrolar desta linda história. ENSINAMENTO: Não podemos desistir dos nossos sonhos, por mais impossíveis que eles pareçam, por mais loucos que pensem que somos! Como diz no filme: "A música é tudo o que nos rodeia. Tudo que você tem que fazer é ouvir". Precisamos aprender a ouvir a voz do  nosso coração e conecta-lo com o de Deus, para que tenhamos a força necessária para caminhar ao encontro dos nossos sonhos mais impossíveis!
  9. FILME LIÇÕES PARA TODA VIDA:
    RESENHA: unindo o drama a comédia, o filme é rodado como se fosse na década de 1960, onde Walter Coleman (Haley Joel Osment), um adolescente tímido, tem sua vida totalmente modificada ao ser enviado pela sua mãe para viver com dois tios idosos e solteirões (Caine e Duvall). O menino, na fazenda dos tios, se depara com um estilo de vida completamente diferente do que conhecia. Seus velhos tios pareciam muito aventureiros, mas com o desenrolar do filme vemos que tinham lições muito preciosas para ensina-lo, como por exemplo, como ser um homem de verdade. O garoto traz uma razao de viver para os tios que assumem a obrigação de viver até que ele conclua a faculdade. Juntos, acabam redescobrindo a beleza da convivencia, a importancia da familia e o quanto o afeto de uma criança pode dar brilho a suas vidas. ENSINAMENTO: Acho que uma das lições mais belas do filme é quando o tio diz para o menino no que um homem deve acreditar. Achei lindo quando fala sobre o amor pela esposa e que era um homem de uma mulher só...Lições valiosas para os dias de hoje! Lindo filme...Engraçado e com lições profundas! O conteúdo faz merito ao título!
  10. FILME AMOR DE UM PAI: 
    RESENHA: Este filme é baseado em uma história real. Conta-nos o drama vivido por John e Kathy, um casal bem jovem que começou seu romance em um baile da Escola, onde foram escolhidos como o rei e a rainha. Aparentemente eles formavam um casal apaixonado que tinha tudo para dar certo, até que Kathy revela que está grávida. Eles decidem ter a criança e permanecer juntos, superando qualquer obstáculo; Combinam entre si que os dois morariam em Harvard, ela cuidaria da criança e John se dedicaria aos estudos para não perder a bolsa de estudo que conseguiu. As coisas não saíram como planejado, Katty nao consegue suportar a pressao de ser uma dona de casa e cuidar do filho, enquanto o marido estuda. John agora terá que estudar, trabalhar e ser o pai e a mãe de um recém-nascido. ENSINAMENTO: Vemos que todo sonho é possivel se tivermos força de vontade, determinação e fé em Deus para alcança-lo; Podemos conseguir o que quisermos sem ter que abdicar de nossa família e do cuidado que devemos aos nossos entes queridos. Muito linda a atitude de John, ele foi um verdadeiro guerreiro! Filme maravilhoso!
  11. FILME UMA RAZÃO PARA CANTAR: RESENHA: Este é um filme apaixonante, conta-nos a história de um jovem, Tommy, que tinha um passado sombrio: era um ex-detento. Seu passado não facilitava sua procura por emprego, até que as barreiras são quebradas com muito amor de Deus ao usar a amável vovó Memaw. Abrindo sua casa, ela o ajuda, o evangeliza e ele consegue um emprego como lixeiro e a oportunidade de mostrar todo seu talento em música no coral da igreja. O relacionamento de Tommy com  Cristo e a superação de vida, desperta a inveja e ódio em seu antigo amigo, G. Smooth, um traficante, que o envolve em grandes encrencas. Tommy tinha uma voz muito linda, apesar de seu tumultuado passado, teve uma grande guinada em sua história  e acaba encontrando uma grande razão para cantar: JESUS! Encontrou o amor da vida dele e teve a oportunidade de fazer sucesso, mas não trocou Jesus pelo dinheiro. Lindo demais!!! ENSINAMENTO: Acho que a mensagem principal é que em Cristo encontramos tudo o que precisamos, uma vez que o temos não trocamos Ele por nada que nos afaste de seu amor...Assim como a opção que o jovem fez no filme, priorizou a Cristo e a família que ele ganhou do Senhor.
  12. FILME: "CORAÇÃO DE CAMPEÃO"
    RESENHA: Na mais tenra idade, apenas 12 anos,  Trey Caldwell (Nathan Gamble) sofre uma irreparavel perda - a morte de seu pai. Apesar do vazio deixado em seu coração, ele vê no carro de corrida que seu pai estava construindo junto com ele, um sonho inacabado que ele deveria concretizar, até mesmo como uma forma de honrar o seu pai. O menino conhece Roy Gibbs (Corbin Bernsen), um bombeiro ainda abalado com a perda do filho único nos atentados de 11 de setembro de 2001. Ambos com muita dificuldade de convivencia, se unem na construção do carro e iniciam uma grande amizade que os ajudará a lidar com as feridas deixadas pela perda que sofreram, e a seguir em frente com fé e ousadia. ENSINAMENTO: Todos já perdemos pessoas a quem amamos e empobrecemos existencialmente, contudo precisamos prosseguir...O futuro nunca será o mesmo que teriamos ao lado delas, mas nao é por isso que precisa ser infeliz e cheio de amarguras. Precisamos superar e fazer o melhor das oportunidades que aparecem em nosso caminho, até mesmo como forma de honrar os ensinamentos deixados pelos que partiram.
  13.  FILME "BAMBUS NO IVERNO"
    RESENHA: Este filme é bem rápido, acho que durou 1 hora. Alerta nossa consciência cristã para o drama vivido pela igreja perseguida na China. Lindo filme e muito emocionante!! Retrata a luta de milhares de cristãos no mundo que são perseguidos, cruelmente torturados e condenados a morte pela fé em Cristo. Vemos que apesar de no Brasil os cristãos terem liberdade de cultuarem a Deus, pelo menos por enquanto, precisamos nos posicionar em oração por estes irmãos e patrocinar missionários que estão vivendo em condições de pobreza extrema por amor ao evangelho. Os missionários precisam de nossa ajuda para comprar bíblias e sobreviverem.  ENSINAMENTO: Precisamos clamar pela igreja perseguida em todo o mundo, clamar pelos missionários e investir em missões, pois o Senhor mandou que pregássemos o evangelho em todo o mundo.
  14.  FILME ESTRADA PARA REDENÇÃO: RESENHA: Filme ganhador de diversos prêmios, entre eles, em 2002, o de "Melhor Filme Evangelístico". O filme é uma comédia bem interessante, não é uma daquelas produções de humor pastelão, tem criatividade e fala sobre o amor de Deus de forma inteligente e atrativa, até mesmo para quem não é cristão. A estória contada é de uma jovem ambiciosa, Amanda Tucker, que juntamente com seu namorado, Alan, fazem qualquer coisa por dinheiro. Os dois fizeram uma dívida com a máfia e não tinham como pagar. Então, em meio ao total desespero, Amanda lembra que tem um avô rico, a quem recorre, interesseiramente, somente agora que a "corda está no pescoço". Aparentemente ingênuo, o bom velhinho, Nathan, decide ajudar, mas exige como condição que a neta o leve para pescar em Montana. Para cumprir o desejo do avô e conseguir o dinheiro, Amanda se aventura a tentar driblar a Máfia em uma longa e difícil fuga. Após muitos obstáculos, Amanda percebe o real sentido da felicidade e que o dinheiro não pode comprar as melhores coisas da vida.  ENSINAMENTO: o filme é muito divertido, dei boas risadas, mas também bem reflexivo. Vemos que não compensa firmarmos nossa vida em uma busca insaciável por dinheiro, isso só nos leva a relacionamentos superficiais e nenhuma experiência com o Autor da vida. As melhores coisas da vida não tem preço e não estão em uma prateleira.
  15. FILME  A CRUZ E O PUNHAL:
    RESENHA: Filme gospel muito antigo, mas não poderia deixar de coloca-lo nesta lista, porque tem uma mensagem maravilhosa! Neste filme temos a oportunidade de conhecer a a história verídica de David Wilkerson, pastor de uma cidade pequena, que foi para o submundo de Nova Yorque para pregar o evangelho; Seu desafiador alvo era evangelizar e ajudar na  libertação de quadrilhas de jovens viciados em drogas, rapazes extremamente violentos, sem esperança de socialização. No filme vemos que os jovens tinham problemas sérios que ninguém nunca se habilitou em ajuda-los, até porque era uma missão de alto risco. Uma das mais interessantes histórias foi de Nick Cruz, chefe de gangue, era um adolescente muito problemático, vinha de uma família conturbada, seus pais praticavam rituais de bruxaria. Após evangelizado pelo Pr. David que o ajudou em sua fé cristã, o violento líder de gangue se tornou um evangelista de renome internacional e pregou para mais de 34 milhões de pessoas em todo o mundo, ao lado do Pastor Wilkerson, inclusive estabeleceu centros de reabilitação de drogas, para ajudar outros que como ele estão afundados neste submundo. ENSINAMENTO: Diversos! Precisamos ser mais ousados no evangelismo, alcançar pessoas que o mundo já desistiu, porque Jesus morreu por elas, então Ele as quer transformar e salvar! 
  16.  FILME CAMPOS DE ESPERANÇA: RESENHA: O  adolescente Seth McArdle (Samuel Davis) tem obrigações pesadas demais para um rapaz de sua idade. Ele tem que trabalhar em dois empregos, mal remunerados, além de estudar, pra sustentar suas duas irmãs gêmeas, uma vez que sua mãe morreu e seu pai abandonou a família. Maltratado constantemente pelos jogadores de futebol do colégio, que o batia em grupo, covardemente, ele revida contra um dos jovens da escola e é punido pelo treinador. Seth é obrigado a ajudar o solitário funcionário Abel (Kevin Sorbo) a cuidar do gramado do campo de futebol, o que torna-se uma tarefa quase impossível dada as obrigações pessoais do garoto. Aos poucos, eles se tornam amigos e percebem várias semelhanças em suas vidas sofridas. O filme não traz um final água com açúcar, ao contrario é bem realista, porque muitos tem que lidar com uma pesada cruz e ainda assim encontrar forças para prosseguir e ajudar a quem precisa. ENSINAMENTO: O filme tem uma mensagem interessante e alguns conselhos sábios e práticos sobre o evangelho, como por exemplo, quando Seth pergunta para Abel como ele poderia saber quando estava no caminho certo e Abel responde: normalmente é o mais difícil. Os ouvidos de Abel eram de uma amigo misericordioso, vemos mais juízes, promotores, do que pessoas que conseguem se colocar no nosso lugar. Tem uma cena em que o rapaz fala para o faxineiro de um delito que ele quase cometeu, mas que se arrependeu e não concluiu. O faxineiro diz que está orgulhoso dele...Ele replica: Você ouviu o que eu disse? eu quase cometi tal coisa...Sim, mas você também disse que parou a tempo e que tentou reparar seu erro... Isso é um ouvido misericordioso! Poucas pessoas lembram de seus defeitos ao esperar que outros sejam perfeitos. Fala também da importância de nos perdoarmos e seguirmos em frente.
  17. Fonte: Desta vez, elaborei todas as resenhas, e os ensinamentos são minha experiência pessoal de aprendizado diante da mensagem do filme.
    Abraço fraterno, DEYSE L.S. PATOLEIA.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, Douglas! Agradeço a sua mensagem...É sempre estimulante recebermos um feedback das publicações do blog. Esteja a vontade para comentar em outras publicações também! És sempre bem vindo!
      Abraço fraterno,

      Excluir