TRANSLATE

SE QUISER RECEBER AS POSTAGENS DESTE BLOG, CLIQUE ABAIXO...

segunda-feira, 4 de março de 2019

Lide com a dor dos outros de forma respeitosa



Os acontecimentos trágicos do ano de 2019, já em seus primeiros meses, levou-nos a um estado de perplexidade, indignação e tristeza. Ficamos estarrecidos por ver que a tragédia que ocorreu em Mariana não fez com que os gestores das mineradoras, os responsáveis técnicos e os engenheiros envolvidos tomassem as medidas necessárias para evitar que outro desastre acontecesse. Nos deparamos com a dor intensa de Brumadinho. A lama destruiu mais do que monumentos e construções, imergiu toda Cidade na angustia e no sofrimento da perda irreparável de vidas. 
"Mesmo sabendo que um dia a vida acaba, nós nunca estamos preparados para perder alguém." (Nicholas Sparks)

Não tem como descrever em palavras o quanto é doloroso perder alguém a quem amamos, seja um familiar ou um amigo. Alguns, em Brumadinho, experimentaram a intensa dor de perderem todos os seus familiares em um mesmo dia...Dá para imaginar? Houve aqueles que, heroicamente, mesmo tendo perdido toda sua família, não se isolou no direito de sofrer seu luto, mas prosseguiu na esperança de resgatar outras vidas. Após dias seguidos de busca, a esperança por encontrar um parente vivo cedeu ao desespero de poder encontrar, nem que fosse, uma parte do corpo, para honrar a memória em um enterro digno. Tristeza, profunda, foi a emoção que permeou nossas emoções por Brumadinho.

Seguidamente, nos deparamos com a notícia do falecimento dos dez adolescentes que jogavam no time do Flamengo. Vitimados por um incêndio de um vestiário que, segundo noticiários, nem tinha alvará para funcionar. Foram dez vidas ceifadas antes mesmo de serem construídas. Dez famílias chorando por seus filhos, lamentando pelos sonhos que tinham para eles. Sonhos que, por conta de uma tragédia, nunca irão se realizar. Histórias finalizadas, quando só estavam começando a serem escritas. Tudo o que sobrou é a dor da perda, a saudade que aperta no peito, a vontade de dar mais um abraço, de dizer mais uma vez: Eu te amo!

Logo depois, recebemos o golpe da inesperada perda de Ricardo Boechat, um dos jornalistas mais antigos, mais bem conceituados da Imprensa Brasileira. Uma pessoa de vasto conhecimento, um tanto polemico, mas autentico e honesto. Alguém que fará falta para os admiradores de seu trabalho, para a família que, com certeza, não estava preparada para perde-lo de uma forma tão repentina....

Somente Deus para entender e consolar tanto sofrimento e transformar essa dor em fortalecimento. Só Deus entende, no íntimo, a dor do Pai que vê seu filho morrer. Ele sabe não só por conta de ser Onisciente, uma vez que tem a capacidade de saber os sentimentos que permeiam nossas emoções e sondar nossos pensamentos...Mas Ele sabe, porque Ele viu seu único filho morrer. Ele mesmo tendo o poder de cancelar todo o sofrimento de Jesus, deixou que acontecesse para que pudéssemos ter a oportunidade de sermos salvos. Seus planos são sempre maiores do que os nossos. Por mais que não entendamos. Por mais que não vejamos sentido em nosso sofrimento. Ele contempla as nossas lágrimas, as enxuga, e as usa para semear um campo de amadurecimento em nós. Não é fácil. Não é agradável. Mas podemos confiar que Deus não perdeu o controle de nossas vidas, se o colocamos como nosso Senhor. Só podemos descansar, sabendo que Ele ama a humanidade com um amor inabalável. Mas, infelizmente, a nossa nação caminha longe de Deus e só lembra Dele para tentar culpar diante do caos que nós mesmos, enquanto seres humanos, criamos. Deus não planejou nada disso para nós! 

Achei extremamente lamentável a postura de alguns religiosos que não respeitaram a dor das famílias enlutadas e encheram de especulações sobre os porquês de todas essas tragédias. Nem farei citações do que já li, para evitar disseminar o ódio no coração da pessoas. Esse nunca será meu objetivo. Apenas, deixo o apelo de que se retratem naquilo que ofenderam a memória dessas centenas de vítimas. Não é tempo de julgamentos, mas de solidariedade. O momento é para refletir sobre a brevidade da vida. Qualquer um de nós poderá ser o próximo da fila. Não tem como sabermos em qual posição estamos nela. A vida é uma dádiva que não sabemos por quanto tempo nos será concedida, então transforme sua existência em uma vida que valha a pena ser vivida! Aproveitemos para semear a paz, o amor, a harmonia...

Esse "deus" que alguns pintam como um justiceiro mascarado das séries de TV, que não tem princípios, que tem sangue de vingança, que sai matando todos os foras da lei...Não combina com o que lemos na Bíblia sobre Cristo. O Emanuel. O Deus que se encarnou na forma de homem. Aquele que se ofereceu para tomar sobre si as nossas dores, as nossas enfermidades, os nossos castigos, tudo isso para nos trazer a paz. O Mestre do amor que veio para oferecer cura, perdão, para nos ensinar a amar de forma respeitosa, nos ensinar como viver uma vida saudável. 

Se Cristo fosse esse carniceiro que alguns o descrevem, teria feito uma chacina no capítulo da sua ressurreição. Ao invés de aparecer para os discípulos, iria bater na porta dos que disseram que Ele não era o filho de Deus. Nossa, Ele já teria gritado: Blasfêmia! E, em seguida, teria fulminado a todos com a ira de um olhar. Ao contrário disso: Ele, na cruz, pediu que o Pai os perdoassem, porque não sabiam o que faziam...O olhar de Jesus era de compaixão e empatia diante dos seus ofensores. Ele nunca se deixou deformar diante da dor que seus carrascos lhe infligiam. 

Alguns descrevem como se Deus fosse um velho rancoroso, com uma foice na mão, pronto para ceifar todos os transgressores...Meus amado(a)s! Leiam a Bíblia, se debrucem sobre ela, peçam entendimento a Deus! Jesus não fez um acerto de contas com os seus discípulos que, veementemente, disseram que morreriam com ele...Mas que, na realidade, não caminharam com Ele até a cruz. Disseram que nunca o conheceram. Ele não jogou em cara o fato de Pedro tê-lo negado duas vezes, antes que o galo cantasse três vezes...Pelo contrário, quando ressuscitou, Ele mandou chamar os discípulos e a Pedro. Sabe o porquê? Porque temos um Deus que não elimina seus opositores, o diabo existe até hoje. Temos um Deus que não desiste de nós, quando erramos, quando não enxergamos o seu amor. Prova disso é que Ele continuou investindo em seus discípulos. Ele continua investindo em cada um de nós. Como diz o Pr. Neil Barreto: "Se Deus fosse acabar com todo mal que há no mundo. Ele teria que acabar com cada um de nós, porque há mal em nós também. Então, pode ser que o mal só exista, por amor a nós."

Fico triste, quando vejo alguém que diante das lágrimas dos outros, ao invés de chorar junto, lança uma declaração de recriminação e associação do choro à fraqueza, dizendo: Não chore, você precisa ser forte! Meus caros, Jesus chorou diante de um amigo que Ele ressuscitaria minutos depois...Não há fraqueza no choro! Há expressão de humanidade, de um coração que, ainda, é capaz de sofrer, de sentir a dor do outro. Choro é expressão de vida! Então, se quiser falar algo, seja tolerante, para dar permissão para o outro sentir sua dor, diga: Eu gostaria que você não tivesse motivos para chorar, mas você tem, então, chore. Poe para fora tudo, para que isso não tencione sua musculatura, não repercuta em sua saúde física e emocional. Chore o quanto for preciso, meu ombro está aqui. Seja o colo acolhedor que você gostaria que fossem com você, ao invés de apontar o dedo indicador e recriminar a dor dos outros. Respeite o luto dos que te cercam.

A vida é muito breve para transforma-la em uma farsa, para ser alguém que não lhe dá orgulho quando se olha no espelho...Ela é muito breve para confiar no acaso, você precisa trilha-la com cuidado. O que você tem feito dos anos que lhe foram concedidos por Deus? Como tem trilhado seus passos? Que tipo de lembrança tem semeado nas mentes das pessoas?

A bíblia nos adverte que nossa existência é como um vapor que logo se desvanece. Se você parar para pensar, se tem mais de trinta anos, parece que foi ontem que você tinha 15 anos, não é verdade? Mas o tempo passa muito rápido e temos de lidar com as escolhas que fizemos ao longo de nossa jornada.

"Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece." Tiago 4:14Vendo esse jovem cantando...Eu disse: Nossa, quanto talento! Tão jovem, terá a vida toda pela frente para fazer sucesso! Até que eu vi o final do vídeo e constatei que aquela gravação foi exibida em homenagem à memória dele....Então, pensei: Nós olhamos para um senhor de oitenta anos e temos a certeza de que ele tem mais passado do que futuro, já que dificilmente chegará aos 161 anos. Mas e quanto aos que são jovens? A esses só temos a presunção, a possibilidade, de supor que tenham mais futuro do que passado...Mas, a verdade é que nenhum de nós sabemos quanto tempo ainda nos resta.

Então, o pedido que lhe faço hoje é repense como você tem vivido sua vida.  Reflita se tem perdido o seu tempo revivendo dores passadas, guardando mágoas...Pense se tem levado as coisas muito à sério, de modo que isso tem lhe roubado a esperança, a energia da alegria, as forças para continuar lutando e sonhando. Pense se você tem deixado de viver o hoje, ruminando o ontem (que já não existe mais) ou se preocupando com o amanhã (que ainda não existe e só Deus sabe se virá) ...Gaste uns minutinhos meditando, pois a conclusão que você chegar poderá mudar o rumo de sua caminhada!

Ao final de nossa jornada, a única coisa que terá valido a pena ter conquistado será o quanto de nós mesmos deixamos vivos em cada lembrança. O quanto amamos mais do que ofendemos. O quanto pensamos mais nos outros do que, apenas, em nós mesmos. O quanto oferecemos o ombro amigo mais do que o dedo acusador. O quanto nossas palavras foram cura ao invés de veneno nos corações que nos cercam.

Aproveite o tempo que você ainda tem de vida para deixar boas lembranças no coração das pessoas. Ceda lugar para o amor em suas palavras, em suas atitudes. Não se iluda que terá "a vida toda pela frente" para pedir perdão, para perdoar, para amar, para compreender, para aceitar...Não deixe assuntos inacabados, conclua-os dentro de si.

Aceite as pessoas como são e seja grata(o) por elas, pois cada um nos ensina algo. Viva a sua vida como se não houvesse um amanhã, porque a vida é muito breve para semear o mal ou guardar rancor!
Autora: Deyse L.S.Patoleia
(Obs: Este texto é o 37º capítulo de meu livro "convites de Deus para você." disponível no wattpad)

Nenhum comentário:

Postar um comentário