TRANSLATE

SE QUISER RECEBER AS POSTAGENS DESTE BLOG, CLIQUE ABAIXO...

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

ESCOLHA SER FELIZ, APESAR DE...


"Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.   
1 Tessalonicenses 5:18"


"E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança.
O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco.
E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam."

Atos 16:23-25


"Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!"

Filipenses 4:4

Qual motivo Paulo e Silas tinham para estarem felizes ao ponto de cantar?
Eles estavam experimentando a dor em seus corpos das chicotadas, pelo simples fato de serem cristãos. Eles estavam presos como se fossem criminosos, sem terem cometido nenhuma infração. Poderiam ter enchido seus lábios de questionamentos do porquê de Deus ter permitido estarem naquela situação. Poderiam ter murmurado, questionado a fidelidade de Deus, se enchido de auto piedade...Só que o coração deles escolheu se alegrar em Deus, escolheu não deixar que a dor fosse maior do que a gratidão por tudo o que Deus é, gratidão pelo que Cristo fez por eles na cruz do Calvário. Aos olhos humanos, não havia motivos humanos suficientes para entoar uma canção, mas aos olhos de dois adoradores fieis não havia motivos suficientes para não entoar o mais lindo louvor ao Deus que o comprou com o sangue do seu próprio filho...
Paulo e Silas escolheram se alegrar em Deus, porque, para eles, sofrer pelo evangelho era visto como um privilegio, não como um fardo! Os corpos deles estavam com dor, mas suas almas estavam felizes. Eles estavam fisicamente presos, mas seus corações estavam livres de mágoas diante de seus algozes. Os olhar deles para vida estava impregnado da graça de Deus, era completamente divergente da lógica humana. Fazendo um breve paralelo entre o que o evangelho prega, vemos que é o inverso da inclinação da sociedade nos dias atuais...As pessoas procuram sempre receber algo (reconhecimento, presentes, promoção, gratidão, amor), mas a bíblia diz em atos 20:35 que é melhor dar do que receber. Vemos brigas constantes de gente tentando provar que é melhor do que as outras, mas em Mateus 20:26 diz que o que quiser ser o primeiro deverá ser o último, deveria servir aos demais. Filipenses 2:3 diz para consideramos uns aos outros superiores a nós mesmos. Na briga por poder, por destaque, as pessoas vão perdendo o real sentido da felicidade. Ninguém é feliz sozinho, somos felizes a medida que nos voltamos para servir o nosso próximo, como Cristo fez conosco. Ao invés de procurar holofotes para fazer o bem, a bíblia nos chama ao anonimato, em Mateus 6.2. No lugar de fazermos lindas orações em publico, Deus nos chama para o secreto do quarto, em Mateus 6.6. Ao invés de usarmos nossos dons para conquistar aplausos, a bíblia nos chama a usa-los com a motivação de edificar uns aos outros em 1 coríntios 14:26. Na matemática do evangelho, quanto mais dividimos com o próximo, mais multiplicamos o que temos! Porque deixamos de constituir o evangelho genuíno como nossa bússola, perdemos a capacidade de ser feliz na simplicidade. Tornamo-nos em uma geração de agendas lotadas e corações vazios; Uma geração de corpo sarado, mas alma dilacerada por vícios, tomada pelo egoísmo, com maior índice de suicídios da história da humanidade; Uma geração cheia de conhecimento intelectual, tecnológico, mas vazia de princípios.

Concordo com Carlos Drummond de Andrade no que tange à frase da imagem acima, acho que tem tudo haver com os versículos citados...Felicidade verdadeira é aquela que não busca alicerces na razão, não precisa se justificar, ela emana do coração e flui em direção à vida, porque o simples fato de estar vivo já é motivo de celebração, de gratidão a Deus.
           Se observarmos bem, sempre haverá um motivo para sorrir, para se alegrar, para agradecer a Deus, porque a beleza da vida depende de onde focamos o nosso olhar.
           Tudo depende da perspectiva que escolhemos ter. Todos os dias temos a opção de encarar as situações de forma positiva ou negativa. Somos escritores da nosso história, então podemos escolher escrever um dia triste ou feliz. Isso não depende de onde estamos ou como estamos, se conquistamos os nossos sonhos ou se foram frustrados, se estamos saudáveis ou com o nosso corpo doente, se estamos livres para passear ou presos em uma cama....
          Claro que as situações influenciam, somos seres humanos! Mas os acontecimentos tem a relevância que escolhemos dar, sempre teremos uma escolha a fazer nas encruzilhadas da vida: escolher ser grato a Deus por tudo, mesmo sem entender, no momento, o porquê da situação e, ainda assim, continuar confiando que Ele tem o melhor para cada um de nós ou escolher se entregar à tristeza, dar asas à frustração e fazer parceria com a desesperança.
          Na semana passada, sofri um acidente e ainda estou amargando sequelas dele, todos os meus planos para essa semana foram desfeitos, devido a condição atual de saúde precisei abrir mão de um sonho que era importante para mim, mas posso escolher olhar para o que perdi ou posso escolher olhar para o que ainda tenho...Então, escolho olhar para os livramentos de algo que poderia ter sido pior, escolho olhar com gratidão pelo que sei que ainda posso realizar, escolho olhar com esperança, porque já passei por situações difíceis e Deus me honrou, então não vou me curvar diante desta batalha, vou acreditar que posso vencer e que ao final dela serei um ser humano melhor.
           Podemos ter tido sonhos frustrados, mas ainda podemos sonhar outros sonhos, ainda estamos vivos, se perdemos pessoas que amávamos, ainda temos gente que permanece ao nosso lado, se ninguém sobrou, saiba que Deus nunca irá te abandonar.
          Não é justo culpar a vida por nossa infelicidade, se engana quem a atrela a acontecimentos futuros, se ilude quem acha que a felicidade virá após passar em um concurso, se casar, emagrecer, enriquecer...Ela não virá, porque nenhum fator material tem potencial para gerar felicidade. A felicidade é uma escolha que só você pode fazer por si mesma. Prova disso é que tem gente extremamente infeliz mesmo tendo um corpo lindo, sendo rica, famosa, casada, com filhos, com saúde perfeita!
          Em contrapartida, tem pessoas que são anônimas na sociedade, você não presta atenção nelas na rua, porque não possuem status, nem corpo atraente, algumas tem deficiências, mas elas tem um sorriso radiante, uma vontade incrível de viver e vencer as dificuldades, se recusam a se vestir do manto da vitimização...Elas celebram a vida, mesmo tendo tão pouco aos olhos de muitos! Mas elas possuem o essencial para ser feliz: gratidão. Suas falas denunciam o quanto são gratas por poderem trabalhar, por poderem andar, por terem o sustento de cada dia, por coisas simples que passam despercebidas por muitos, para elas são benesses dignas de louvor ...Elas espalham amor, espalham alegria por onde passam e, por isso, não tem disposição para reclamar, para jogar pedras nos outros.
          Escolha ser feliz, APESAR DE...Só você sabe o que vem depois dessas reticencias. Só você sabe o peso dessa escolha. Mas se romper os laços que te predem a uma felicidade que se alicerça em justificativas, então poderá encontrar a leveza de escolher ser feliz, mesmo que todos listem uma série de motivos para você chorar...Escolha sorrir, porque o sorriso harmonizará muito mais o seu rosto do que o semblante ranzinza... escolha amar ao invés de carregar o velho ódio que te destrói...Escolha perdoar no lugar de remoer mágoas que abrem uma nova ferida a cada recordação... Escolha ter paz ao invés de tentar provar estar sempre certo. Pequenas escolhas de renuncia do que é negativo e opção pelo que te faz evoluir enquanto ser humano, vão construindo, como tijolos, uma felicidade duradoura e autentica dentro de você!
            Aceite esse desafio: escolha ser feliz, apesar de...
Beijos fraternais, cheios de luz e esperança no coração de vocês. autora: Deyse LSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário