TRANSLATE

SE QUISER RECEBER AS POSTAGENS DESTE BLOG, CLIQUE ABAIXO...

domingo, 23 de fevereiro de 2020

BOM SENSO: SERÁ QUE O TEMOS UTILIZADO?


Olá, amado (a)s! 

Será que fazemos parte da minoria que utiliza da ótica do bom senso para olhar para si e para o mundo ao seu redor???
Analisando as atitudes e palavras que ouvimos, nos dias atuais, podemos constatar que, mais do que dantes, esse elemento está em falta! Até brinquei com uma amiga que se vendesse em uma loja gostaria de dar de presente para alguns! (risos)
Mas a verdade é que podemos estar, a qualquer momento, dentre a maioria que não usa essa ferramenta para analisar a realidade da qual faz parte. Por isso, devemos ponderar, com humildade, se nossas palavras e atitudes tem sido revestidas de equilíbrio, amor e sabedoria.



A palavra de Deus nos diz que: 

" Meu filho, se aceitares os meus conselhos e abrigares contigo os meus mandamentos, com o objetivo de considerar atentamente a sabedoria e inclinar o coração e, se clamares por entendimento, e por inteligência suplicares, aos brados; se buscares a sabedoria como quem procura a prata, e como tesouros escondidos, então, compreenderás o que significa o temor do SENHOR e acharás o conhecimento. Porquanto é o SENHOR quem concede sabedoria, e da sua boca procedem a inteligência e o discernimento. Ele reserva a plena sabedoria para os justos; como um escudo protege quem procura viver com integridade, pois guarda os passos do justo e protege o caminho de seus santos. Desse modo, compreenderás bem o que significa ser justo, ter juízo, agir com retidão, Pois a sabedoria habitará em teu coração, e o conhecimento será agradável. O bom senso te guardará, e a plena inteligência te protegerá." (Provérbios 2:1-11)

"Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio." (2 Timóteo 1:7)

Para Aristóteles, o bom senso é: "elemento central da conduta ética. Uma capacidade virtuosa de achar o meio termo e distinguir a ação correta, o que é em termos mais simples, nada mais que bom senso." 

    Vemos muitas pessoas calçando os sapatos da hipocrisia ao ponto de cobrar que outros percorram o caminho que eles nunca estiveram dispostos a trilhar; Gente que impõe fardos pesados de críticas nas áreas em que eles mais carecem de luz! 
         
   O que será que acontece que algumas pessoas, simplesmente, não conseguem se enxergar como são? Parece-me que não conseguem ou não se interessam em trabalhar em uma versão melhor de si mesmas e, por isso, constroem um inferno particular no qual convidam outros a fazerem parte de suas mazelas...Quando nos olhamos no espelho da humildade não cobramos dos outros aquilo que não estamos disposto a fazer!
    Quando respeitamos aos que estão à nossa volta, não nos comprazemos em opinar naquilo que não faz parte da nossa alçada...O convite de hoje é para que paremos um pouco, respiremos, olhemos para nós mesmos, antes de pensarmos em apedrejar os demais
     O único justo que andou pela terra ao olhar para uma mulher que cometeu adultério, crime cuja sentença da época era a morte, se negou a se aliar ao senso comum. Ele teve a sensatez de a olhar com compaixão, teve empatia e amor em seu julgamento: Sua sentença foi perdoa-la; Ele a libertou ao invés de seguir as vozes hipócritas que gritavam por justiça, mas estavam cobertos do manto do pecado. Não faça parte da grande maioria que não olha para si mesmo e, por essa razão, se levanta para se unir à multidão que só sabe apedrejar!

    Seja mais misericordioso no seu olhar para as pessoas que te cercam, você não tem ideia das lutas que cada uma delas enfrenta no seu dia a dia. Acredite que atrás de muitos sorrisos e semblantes amigáveis, tem guerreiro(a)s que travam lutas enormes com seus monstros interiores para conseguir não descarregar nos demais as suas inquietudes.

     Tente, pelo menos um pouquinho, ainda que em doses homeopáticas, praticar a arte de se colocar no lugar do outro; lembre-se que o peso que os demais carregam, no amanhã, essa, também, poderá ser a sua cruz! Então, se esforce para cobrar menos, criticar menos, lançar menos expectativas e ofender menos...Esforce-se para ser mais gentil, mais empático, mais nobre de coração, porque cada semente que você lança na vida, um dia, voltará para você! 




Gálatas 6:7-9: “Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá.

     A pessoa que, hoje, pode ser alvo do seu desprezo e ofensa, poderá ser alguém que você dependerá de ajuda, no amanhã. Então, desça do patamar de superioridade que seu orgulho lhe coloca e seja mais humilde, amável e solidário...Não perdemos nada, quando assim escolhemos proceder!

Beijo no coração de vocês,
 Deyse LS Patoleia




















Nenhum comentário:

Postar um comentário