TRANSLATE

SE QUISER RECEBER AS POSTAGENS DESTE BLOG, CLIQUE ABAIXO...

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

A escolha de ser grato muda tudo dentro e fora de nós

 

"Dai graças em toda e qualquer circunstância, porquanto essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." (Tessalonicenses 5:18)

Certo dia, alguém me perguntou: - Como posso ser sempre grato a Deus? Quando leio esse versículo, tenho a sensação que Deus está dizendo, seja grato pelo deserto que está passando, porque é a minha vontade que você esteja aí sofrendo!
Então, eu disse: Não é a vontade de Deus te ver sofrer no deserto, mas é da vontade de Deus que você aprenda a passar pelas dificuldades de forma produtiva. Ele deseja que você use o sofrimento como uma ferramenta que lhe impulsionará a sair de sua "zona de conforto" e produzirá crescimento. Acho que uma metáfora que ilustra bem o que estou tentando dizer é a de um atleta que tem o desejo de melhorar sua classificação em relação a última maratona, mas precisa lutar contra o cansaço, contra as dores em seu corpo que querem convencê-lo de que ele não conseguirá superar suas limitações...Então, ele aprende a controlar o desanimo diante das dificuldades e diz: Hoje, minha meta é aumentar mais dois minutos na minha resistência à dor, para conseguir ir mais longe em menos tempo! E, assim, ele sabe que a cada meta alcançada, em cada dia, lhe aproximará do seu sonho final de vencer a corrida. O atleta sabe que não tem como ter a alegria do pódio, sem ter que passar pelo sofrimento dos treinos árduos! Para isso, ele precisa decidir onde focará sua atenção: Nas dores ou na linha de chegada? Se ele quer vencer, precisa parar de pensar no tanto que ainda falta para alcançar seus objetivos, ser grato(a) por ter chegado até aqui e crer que, na força de Deus, irá conseguir ir além!!!

Sabe, amado(a)s, não é da vontade de Deus que você murmure no deserto, porque cada pensamento negativo que você cultiva em sua mente, produzirá sentimentos de tristeza no seu coração que desencadeará murmuração nos seus lábios...E a soma de toda essa negatividade tornarão a sua caminhada bem mais pesada e lenta! A murmuração é uma lente que torna tudo "preto e branco"! Tudo fica sem cor, sem brilho, sem vida e sem esperança. Você olha para o ambiente, para as pessoas, para as situações e a única coisa que consegue ver é o pior que há em cada uma delas...Mas, quando você escolhe viver em gratidão, você conseguirá enxergar o potencial em si mesmo e estimulará os que te cercam, você conseguirá extrair o melhor das situações que se encontra...Você verá em cada luta, uma oportunidade...verá em cada deserto um manancial de vida brotando...Você não sucumbirá diante do sol escaldante, porque o seu coração grato atrairá a nuvem de Deus para te proteger...O frio da noite do deserto não vai te colocar em perigo, atraindo predadores, porque a tocha de fogo do amor de Deus irá te proteger e mostrar a direção que você deve caminhar! (Os céus podem ouvir um glória Deus, nesse momento???) Não sei em qual fase sua vida se encontra: Se na bonança ou na época das "vacas magras" (risos) Mas de uma coisa, eu tenho a certeza: Deus quer nos ensinar a render graças em qualquer circunstância, porque em cada situação vivida há um convite ao aprendizado!
Muitos focam em Filipenses 4:13 e dizem como um mantra: Eu posso todas as coisas Naquele que me fortalece!!! Só que para conseguir chegar ao nível de poder todas as coisas, Paulo nos disse que antes precisou aprender a se adaptar a todas as situações de modo que no meio da escassez ou da bonança seu coração permanecia grato a Deus...

"Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância.
Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece." (Filipenses 4:11-13)

Paulo não amava a Deus pelo que poderia fazer por Ele, mas pelo que Deus era na vida Dele, independente do que acontecia a sua volta. Sabe, queridos, por conta do elevado nível de fé e confiança dele, Deus o capacitava para estar contente em qualquer situação! Ele sabia quem era Deus e essa certeza lhe trazia paz ao coração. Paulo sabia que o Deus que segura as estrelas no firmamento dos Céus e sabe a conta de todas elas, que sabe até o nome dessas estrelas, nunca iria perder o controle da vida Dele. Muitas vezes, falamos com Deus como se Ele sofresse Alzheimer ou se não se importasse conosco! Ora, não precisamos ficar lembrando a Deus, a todo momento, de nossos problemas...Precisamos aprender a entrar no local do descanso, com o coração grato, porque as mesmas mãos que controlam todo o universo, não vão deixar que caiamos! Essas mesmas mãos tem nossos nomes gravados nelas!
Deus é suficientemente poderoso para mudar o rumo das nossas histórias, mas Ele quer nos ensinar que a mudança de nosso interior sempre reverberará no exterior. Deus criou o mundo por meio de sua palavra. No meio do nada, Ele disse: Haja luz e houve luz!; No livro de Ezequiel capítulo 37, nós vemos que Deus ensinou ao profeta Ezequiel a olhar para um "vale de ossos secos" e profetizar vida! Agora, eu lhe pergunto: O que você tem escolhido dizer diante dos seus desertos, dos vales de ossos secos, do caos, das necessidades, das privações, das lutas? Estamos escolhendo ser guiados pelo que vemos ou pelo que cremos?
Agora, gostaria de te convidar a mastigar com os dentes do cérebro a seguinte frase: Só conseguimos permanecer gratos a Deus, encontrando descanso para nosso coração, quando o que cremos é mais forte do que aquilo que nós vemos!

"Pois vivemos por fé e não pelo que nos é possível ver." 2 Coríntios 5:7

Cada semente de gratidão que semeamos na vida tem o poder de transformar desertos em lugar de aprendizado...Cada adversidade é transformada em estimulo ao crescimento, ao amadurecimento da fé em Deus! Agradeça em todo momento, coloque suas expectativas em Deus, não nas situações, não nas pessoas, porque é Dele que vem a tua capacitação, o teu socorro, o teu refúgio e a tua vitória! As pessoas e circunstâncias são os instrumentos que Ele usa para te levar nos lugares altos que Ele tem para você! (Se essa palavra te abençoou, seja grato a Deus e deixa um glória, um Aleluia no comentário e não guarda ela só para você, compartilha com outros para que também sejam abençoados)
Beijo no coração, Deyse LS Patoleia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário