Vendo a figura acima e o alerta que está no livro de Provérbios, capitulo 26, versículos 24-25, parece o retrato dos dias atuais, não é verdade?
Já dizia Abraham Lincoln: "Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar todas por todo o tempo."
De fato, a bíblia diz que: Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto (Marcos 4:22)
No tempo do fim como o que estamos vivendo, onde fica evidente o cumprimento das profecias de que o amor de muitos se esfriaria, que aumentaria a ganância, a inveja, a violência, os escândalos, o ódio (tal como podemos comprovar lendo Mateus 24:3-14, Marcos13:12-13)...Penso que três atitudes são vitais:
1) Buscarmos o fortalecimento em Deus, cuidando para que nossa fé esteja centralizada unicamente Nele, usando as armaduras listadas em Efésios 06:13-18, intensificando a oração e leitura da palavra de Deus;
2) Guardarmos o nosso coração, para que não permitamos que, por meio da ira, das raízes de amargura, do pecado, o maligno tenha o poder de roubar nossa comunhão com Deus;
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Provérbios 4:23);
"Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos." (Hebreus 12:15)
"Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça." (Isaías 59:2)
3) Clamarmos pela sabedoria e pelo dom do discernimento de Deus, para que saibamos dar o grau de intimidade devida a cada pessoa, ao invés de cometermos o erro de fornecer informações que serão usadas contra nós no "tribunal da fofoca." Que peçamos a Deus que passe de nós "o cálice da traição"...Mas que se, ainda assim, tivermos que experimentá-las que saibamos lidar com elas sem nos adoecermos!
São muitos os "lobos em pele de cordeiro", mas o Espírito de Deus sonda os corações. Cabe a cada um de nós cuidar de nos mantermos vigilantes e firmes em Deus. Não falo de andarmos tensos e "embriagados pela desconfiança"...Digo, tão somente, para sermos cautelosos com aquilo que falamos e com quem falamos, mantendo-nos seletivos no ouvir e, ainda mais, diligentes com o que guardamos no nosso coração! Afinal, nossa luta não é contra carne ou sangue, tal como a bíblia nos alerta em Efésios 6:12.
Aprendamos com o Mestre do amor - Jesus - que, mesmo sabendo que estava diante do discípulo que o trairia (Judas), Ele se negou a concentrar sua atenção na ingratidão de Judas; Jesus preferiu focar no amor de seu Pai e centralizou suas forças em cumprir seu propósito, manteve-se sendo quem Ele nasceu para ser! Mesmo sabendo da traição que ocorreria em um futuro próximo, uma vez que Ele era onisciente, Jesus lavou os pés de todos os discípulos, incluindo os pés daquele que o trairia e, ainda, não lhe proferiu palavras de maldição ou de condenação, chamou-lhe de amigo, dando-lhe uma última chance de se arrepender...Jesus perdoou Judas. Mas Judas não soube se perdoar e jogou fora a chance de reparar seus erros. Que sigamos o exemplo de Jesus ao invés de Judas!
Centralize suas expectativas em Deus! Não permita que os "judas do nosso tempo" adoeça suas emoções e roube sua alegria e fé em Deus! Cuidemos de nossos corações, da nossa vida emocional e espiritual para nos mantermos firmes, mesmo em tempos tão apocalípticos como o que vivemos!
Com amor fraternal, em Cristo Jesus, Deyse LS Patoleia