TRANSLATE

SE QUISER RECEBER AS POSTAGENS DESTE BLOG, CLIQUE ABAIXO...

sábado, 30 de janeiro de 2021

Separe um tempo para cuidar de si mesmo

 


"Havia muita gente indo e vindo, ao ponto de eles não terem tempo para comer. Jesus lhes disse: "Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco". (Marcos 6:31)

Olá, amado(a)s!
Às vezes, nesse mundo cada vez mais agitado, tudo o que mais precisamos é ser mais compreensivos, começando por respeitar nossos próprios limites. Exigir um pouco menos de nós mesmos. Entregar-se um pouco a calmaria, permitir-se respirar um pouco mais profundamente, para conseguir desacelerar a mente que, constantemente, é convidada a se preocupar, a se desesperar, a ter medo, a se entregar à ansiedade...

Dar-se a oportunidade de descansar, de retirar um tempo para si mesmo, isso não é egoísmo, mas é autocuidado. Paulo disse para Timóteo, seu discípulo (1 Timóteo 4:16): "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem." O cuidado consigo vem antes do cuidado com a doutrina. Um conselho muito apropriado, porque, por vezes, podemos olhar tanto para fora de nós mesmos, ainda que bem intencionados, que acabamos por esquecer das nossas próprias necessidades, das feridas que precisam ser saradas, das carências que necessitam ser supridas e, até mesmo, das necessidades básicas do corpo... e isso é uma grande incongruência, porque como poderemos ajudar outras pessoas, se não estivermos bem? 
Como poderemos ouvir a Deus, se nossa mente estiver agitada, nosso coração acelerado demais? Muitas vezes, o próprio Deus se silencia, por amor a nós, porque Ele não concorrerá com outras vozes...Seu silêncio vem como um convite para que o busquemos no secreto do quarto, lá onde podemos ser nós mesmos, sem reservas, sem medo de julgamentos, porque sabemos que nosso Pai nos conhece, nos entende e nos aceita como somos e tem o poder de nos fazer descobrir que, dentro de cada um de nós, há o potencial der ser melhor a cada dia e de realizar feitos incríveis...
O próprio Cristo, inúmeras vezes, se retirava do convívio da multidão, para que pudesse orar, Ele ia para os montes, para que no silêncio, pudesse estabelecer um momento de comunhão com seu Pai...Se Ele precisava se retirar, imagine cada um de nós, não é verdade? Mesmo que não subamos montes, há sempre uma forma de ficarmos a sós com Deus e precisamos encontrá-la.
Cada mudança que queremos no mundo, precisa começar dentro de cada um de nós...E isso requer uma busca a Deus no silêncio do secreto do quarto (assim como Cristo nos orienta em Mateus 6:6), requer também investimento em leituras que edificam nossa fé, entregar-se nas mãos do Oleiro para sermos por Ele moldados...Mas, também, inclui olhar para nós mesmos com paciência diante da fase que estamos vivendo, olhar com gratidão para tudo que, nas forças de Deus, já conquistamos. Olhar com alegria para cada avanço que temos como seres humanos, valorizar cada um dos dons, das qualidades que Deus depositou em nós e que nos faz joias raras e únicas no mundo. 
As vezes, a distância e o silêncio serão necessários para nos recompormos, recarregarmos nossas energias, reciclarmos nosso conhecimento, higienizarmos nossas mentes, equilibrarmos nossas emoções, reinventarmos novas estratégias na arte de ser feliz! Permita-se isso: Retire-se um pouco para olhar para dentro de si, para falar com Deus...Relaxe sentindo o amor do Pai por meio do vento que acaricia o seu rosto, contemplando o balançar das árvores, apreciando o canto dos pássaros...Aproveite os presentes diários que Deus lhe dá! Veja que lindo Céu, Ele pintou hoje! Invista na mais linda e emocionante viagem que você poderá fazer: Descobrir, a cada dia, quem você é no coração de Deus! Já lhe adianto que no coração Dele, você sempre será alguém muito especial!
Beijo no seu coração, Deyse LS Patoleia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário